Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça alerta comerciantes de Chapecó sobre venda de bebidas alcoólicas a menores

    Situações recorrentes envolvendo adolescentes e bebidas alcoólicas em bares, casas de shows e festas motivaram o Poder Judiciário de Chapecó a convidar os proprietários dos estabelecimentos comerciais, sindicalizados ou não, a se engajarem de forma preventiva. As orientações foram repassadas por oficiais da Infância e Juventude, durante encontro realizado ontem (20/2) no Salão do Tribunal do Júri do fórum de Chapecó.

    Os presentes receberam cartazes e materiais informativos, além de uma cópia da Portaria n. 2/2006, que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes em locais e estabelecimentos destinados ao lazer. Na ocasião, os participantes tiraram dúvidas e ressaltaram desafios rotineiros como o fato de pais oferecerem bebidas aos filhos menores quando os acompanham nos estabelecimentos, e a realização de festas particulares, principalmente em chácaras, o que dificulta a fiscalização.

    A juíza da Vara da Infância e Juventude, Surami Juliana dos Santos Heerdt, alerta que os pais também podem ser punidos por permitirem a ingestão de álcool pelos filhos menores de 18 anos. Aliás, qualquer pessoa que infringir a lei pode sofrer sanções penais e civis, explica a magistrada. "Em casos mais graves, os pais podem sofrer questionamento judicial sobre sua habilidade de exercer o poder familiar", completa.

    O artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crime "vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, à criança ou ao adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica". A lei prevê pena de detenção de dois a quatro anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave.

    De acordo com as autoridades, a chegada do carnaval preocupa ainda mais pelo abuso de drogas e bebidas alcoólicas. A juíza ressalta que, sob efeito de álcool ou drogas, o jovem fica extremamente vulnerável e corre muitos riscos. "Os índices de dependência química entre os adolescentes são alarmantes e muitos ignoram que é o álcool a principal 'porta de entrada' para o consumo de outras drogas", avalia.

    A comissária da Infância e Juventude da comarca de Chapecó, Paula Simioni, destaca que qualquer pessoa pode denunciar, inclusive de maneira anônima, o consumo de bebidas alcoólicas por menores. Basta entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou pelo Disque 100. "Temos material informativo para quaisquer pessoas e estamos à disposição para sanar dúvidas dos pais e proprietários de casas noturnas", finaliza a comissária.

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
    • Publicações23906
    • Seguidores1228
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-alerta-comerciantes-de-chapeco-sobre-venda-de-bebidas-alcoolicas-a-menores/678297414

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)