Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    No JL, professor avalia as práticas do Judiciário relacionadas à violência de gênero

    O entrevistado desta semana do programa Justiça Legal - JL é o antropólogo Teophilos Rifiotis, professor da Universidade Federal de Santa Catarina que falou sobre a violência conjugal nas práticas sociojudiciárias, tema da disciplina que leva o mesmo nome e que ele ministra em um curso sobre violência doméstica na Academia Judicial do TJSC. Ele explica como a violência de gênero é construída no imaginário social, colocando em questão o uso da palavra violência em contraste com o "tolerável versus intolerável". O professor faz uma avaliação das práticas do Judiciário nas questões relacionadas à violência de gênero e o real impacto de leis específicas, como a Lei Maria da Penha, assim como a importância da Justiça Restaurativa na abordagem dessas questões.

    O juiz-corregedor Orlando Luiz Zanon, da Corregedoria-Geral da Justiça, explica ao JL o sistema de Triagem Complexa, um método que promete reduzir drasticamente o número de processos em tramitação nos gabinetes. O sistema, aplicado na forma piloto na 1ª Vara Cível de Palhoça e de Blumenau, promete quintuplicar a produtividade das unidades. O programa acompanhou também o evento comemorativo dos 30 anos da Constituição Federal promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses, que contou com a presença do presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores.

    Veja ainda, no quadro Saber Direito, os esclarecimentos prestados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior, acerca de dúvidas da população sobre o Judiciário. No quadro Isto é Legal, um grupo intitulado Turma do Batman, da Associação Amigos do Bem, que se veste de personagens fictícios e leva alegria e conforto para crianças hospitalizadas, é apresentado em todas as suas peculiaridades.

    O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina.

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-jl-professor-avalia-as-praticas-do-judiciario-relacionadas-a-violencia-de-genero/648493542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)