Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos da rede pública do Vale do Itajaí levam mensagens de esperança para detentos

    "Minha mãe me disse uma vez para nunca desistir dos meus sonhos e agora digo isto a você: nunca desista dos seus sonhos. Você pode ter errado, mas ainda pode consertar", escreveu a pequena Emily, uma dos 1,6 mil alunos que participaram do projeto promovido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Blumenau para o III Encontro pela Cultura da Paz.

    O evento, que faz parte do projeto Mãos Dadas pela Paz, reuniu autoridades e comunidade no Fórum de Blumenau, na tarde da última sexta-feira (21/9), para apresentar o resultado da atividade "Quando falta educação, sobra violência". Incentivadas pelas psicólogas do CPMA de Blumenau durante o mês de setembro com turmas do 4º ao 7º ano de seis escolas públicas da cidade, as mensagens de esperança escritas para os detentos emocionaram a plateia.

    O "trabalho de formiguinha", como cita Shirlei Schummacher, psicóloga da CPMA Blumenau, além de estimular as crianças a pensarem sobre um futuro melhor, também fala sobre a necessidade de seguir regras da sociedade, prevenindo que os alunos se envolvam no crime e venham a cumprir penas em algum momento. "Infelizmente existe um glamour e um brilho nos olhos pela criminalidade, e este projeto vem justamente combater isso. Mostrar que é importante sonhar e ter objetivos, que seguir regras é importante e permite um futuro melhor", reforça.

    "Além disso, a intenção é de modo simbólico fazer com que os apenados também voltem a sonhar" destaca a psicóloga e coordenadora da CPMA de Blumenau, Juciane Andreia Boldt Nunes. As pipas com as mensagens escritas pelas crianças serão distribuídas durante o mês de outubro dentro do Presídio Regional de Blumenau e da Penitenciária de Blumenau.

    Compareceram ao evento alusivo ao Dia Internacional da Paz a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, diretora do Fórum de Blumenau; Dorval Henrique Ferrari, conciliador do Fórum Universitário de Blumenau; representantes de escolas públicas, ONGs, instituições e comunidade em geral. A CPMA possui um trabalho de ações articulado com o Poder Judiciário, o Ministério Público e os Executivos municipal e estadual, e com iniciativas da sociedade civil para fomentar a cultura da paz e da não violência.

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-da-rede-publica-do-vale-do-itajai-levam-mensagens-de-esperanca-para-detentos/629191848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)