Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor do Judiciário resgata, em obra literária, história de Rio Fiorita

    O servidor Ronaldo David, da comarca de Criciúma, publicou o livro Rio Fiorita Estado de Espírito I, sobre a colonização italiana em localidade de Siderópolis, no Sul de Santa Catarina. É a primeira da série de três publicações que busca resgatar e memória dos moradores locais, desde os primeiros a chegar até a realidade atual.

    O primeiro livro mostra o início das transformações, enquanto o segundo, que será lançado no dia 4 de dezembro, apresenta a mudança no meio ambiente com a chegada da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a extração do carvão e as consequências para as famílias.

    A obra independente - bancada pelo autor - permite uma reflexão sobre o passado e o futuro, a partir de vivências partilhadas e preservadas entre os que ali viveram e sua descendência. David diz buscar o respeito e a admiração dos habitantes que contribuíram para a história de Rio Fiorita, localidade que o adotou desde que se mudou para lá, aos cinco anos de idade.

    Membro fundador da Academia de Letras e Artes de Siderópolis (Alasi), David lança no livro um olhar sobre o cotidiano local, o engajamento coletivo e o compartilhamento de emoções, sonhos, planos e lutas dos que ali se instalaram. Desfia-se no livro a construção de uma experiência única de engrenações sociais indeléveis, mantidas durante todos esses anos, explicou David.

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações204
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-do-judiciario-resgata-em-obra-literaria-historia-de-rio-fiorita/2919706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)