Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Município condenado por falha na tubulação da rede de água pluvial

    A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça confirmou sentença da comarca de Lages, que condenou o Município ao pagamento de R$ 10,5 mil em indenização por danos morais e materiais a Evoli Pinto, idoso cuja residência foi alagada devido a falta de instalação de adequada tubulação para escoamento de águas pluviais.

    O alagamento aconteceu em fevereiro de 2008, à noite, e atingiu uma altura de 60 centímetros. Graves estragos foram comprovados por meio de fotografias. Na época, o senhor foi atendido por servidores municipais, que confirmaram que a causa do alagamento fora o entupimento da tubulação da rede de água pluvial, que passa próximo à casa e faz a captação para a bacia de contribuição local.

    Segundo os autos, o alagamento foi mais um dos muitos decorrentes das inadequadas instalações públicas. Os moradores da localidade já haviam feito até mesmo um abaixo-assinado, em que solicitavam alterações na tubulação pluvial. Sem sucesso.

    Com relação às indenizações ao senhor Evoli, o Município alegou motivo de força maior, pois o elevado volume de águas pluviais caracteriza-se como fato imprevisível. Entretanto, não restou comprovada a ocorrência de chuvas acima do índice normal naquele período.

    Para o relator do recurso, desembargador João Henrique Blasi, os danos decorreram da omissão do poder público municipal quanto ao dever de promoção de saúde pública a seus cidadãos. É de ter-se em mente que a responsabilidade atribuída ao Município apelante decorre de sua conduta omissiva, a partir do momento em que deixou de realizar as obras necessárias à prevenção ou atenuação dos efeitos decorrentes das inundações, ainda que verificadas contínuas chuvas, afirmou. A decisão foi unânime. (Apelação Cível n.

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-condenado-por-falha-na-tubulacao-da-rede-de-agua-pluvial/2640791

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)