Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ cassa absolvição a dupla de Joinville acusada de lavagem de dinheiro

    A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acolheu recurso interposto pelo Ministério Público da Comarca de Joinville, para tornar sem efeito sentença que absolveu sumariamente Valéria Cristina Herms e Alexandre Menon do crime popularmente conhecido como lavagem de dinheiro.

    Logo após receber a denúncia, o juiz de 1º grau absolveu os dois indiciados, por entender que seus atos não configuram crime, mas mera atividade de compra e venda de veículos.

    A 3ª Câmara, contudo, em matéria sob relatoria do desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, analisou a questão por ângulo diverso, uma vez que na mesma peça de acusação foram oferecidas e aceitas denúncias contra outras sete pessoas, acusadas de arrombar caixas eletrônicos, bem como explorar tráfico de drogas e máquinas caça-níqueis, com atuação em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo, entre outros estados.

    Valéria e Alexandre, sustenta o MP, teriam dissimulado a propriedade de um Ford Fusion, supostamente adquirido por Clodoaldo Martins justamente um dos sete acusados de pertencer à quadrilha. O dinheiro para a aquisição, segundo o promotor, viria, direta ou indiretamente, da atuação criminosa do grupo denunciado.

    O TJ determinou que a decisão absolutória fosse cassada e o respectivo processo instruído pois, para ocorrer a absolvição sumária nessa etapa, há necessidade de juízo de certeza diante dos indícios de simulações normalmente utilizadas para conferir aparência legal aos casos de lavagem de dinheiro.

    Trata-se de forma de julgamento antecipado da lide, que exige, para seu deferimento, juízo estreme de dúvidas quanto à caracterização da excepcional hipótese autorizadora, esclareceu o relator da apelação. De acordo com a denúncia, a atuação da quadrilha era caracterizada pela organização, complexidade e revezamento de tarefas.

    Além disso, prestava suporte em caso de prisão de algum deles, por meio de créditos para celulares clandestinos, contatos com parentes e assistência jurídica. O produto do crime era compartilhado entre os integrantes, ainda que não tivessem participado de um crime específico. A votação foi unânime. (AC n.

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações473
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-cassa-absolvicao-a-dupla-de-joinville-acusada-de-lavagem-de-dinheiro/2553938

    Informações relacionadas

    Fabíola Weisshahn, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Petição de Dilação de Prazo

    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Pedido de dilação de prazo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)