Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Penitenciária não pode reter documento de advogado durante visita aos presos

A 3ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou decisão que impede a retenção de documento profissional de advogado em visita a clientes na Penitenciária de São Pedro de Alcântara. Mesmo após a anotação dos dados pertinentes, os servidores da instituição prisional mantinham retido o documento do advogado enquanto promovia visitas aos sentenciados.

"No caso vertente, embora cediço que a apresentação da carteira de habilitação profissional é necessária para o ingresso do impetrante na Penitenciária de Segurança Máxima São Pedro de Alcântara (advogado com atuação na área criminal), e tendo em conta que aquele realiza atendimentos naquela unidade prisional, ao reter tais documentos, a autoridade coatora pratica ato manifestamente contrário ao ordenamento", anotou o desembargador Pedro Abreu, relator da matéria.

A decisão teve por base artigo da Lei n. 5553/68: quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado. "Pelo que, a contrario sensu, a retenção desse documento após a correta identificação do interessado entremostra-se ilegal e passível de mandado de segurança", registrou o relator. A decisão foi unânime (Reexame Necessário em Mandado de Segurança n. 2014.013914-6).

Fotos: Arquivo/Assessoria de Imprensa TJSC
  • Publicações23906
  • Seguidores1228
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações795
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/penitenciaria-nao-pode-reter-documento-de-advogado-durante-visita-aos-presos/202221527

Informações relacionadas

Eduardo Bezerra, Advogado
Artigoshá 8 anos

Busca Pessoal

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 5 anos

OAB: Não é função de advogado levar bilhetes para familiares ou amigos

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Tudo o que um Advogado Criminalista precisa saber para atuar em delegacias

Notíciashá 15 anos

Agente administrativo de penitenciária não pode exercer advocacia

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Como o advogado deve proceder para atender clientes em Presídios Federais?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)