Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ confirma júri para homem embriagado que matou ao volante

    A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve decisão da Comarca de Jaraguá do Sul que, a partir de sentença de pronúncia, encaminhou para júri popular o julgamento do motorista Herbert Schroder Neto, envolvido em crime de trânsito.

    De acordo com o processo, em julho de 2008, às 22 horas, Herbert dirigia embriagado seu WW/Gol, no centro daquela cidade, praticando barbaridades no trânsito. Ele irrompeu uma barreira policial, não atendeu a ordem de parada e passou a cometer diversas infrações.

    Em velocidade exorbitante, ultrapassou o limite admitido em duas 'lombadas eletrônicas', avançou o sinal vermelho, dirigiu na contra-mão e, ao tentar realizar nova ultrapassagem indevida, abalroou outro veículo.

    Neste momento, por perder o controle da direção do seu carro, avançou sobre o acostamento da via, onde colheu o ciclista Raulino Vieira, que mais tarde morreu em razão de traumatismo craniano. Os exames apontaram 64 decigramas de álcool por litro de sangue.

    Schroder apelou ao TJ, a fim ser absolvido da acusação de homicídio com dolo eventual - quando o réu aceita o risco de matar ou, alternativamente, obter a desclassificação para lesão corporal culposa seguida de morte. Sustentou, em resumo, que tudo não passou de uma fatalidade.

    O desembargador Newton Varella Júnior, que relatou o processo, disse que o envio dos autos para o júri é necessário porque, nos crimes contra a vida, quaisquer dúvidas devem ser sanadas pelos jurados que decidirão se o réu é ou não culpado.

    O flagrante, o teste de teor alcoólico, o exame de corpo-delito e os depoimentos, bem como as fotografias do fotosensor, aí a confissão do acusado ao admitir que perdeu o controle do carro e acabou batendo em uma árvore", dão subsídios suficientes sobre a materialidade do delito e a sua autoria, registrou o relator.

    Segundo o magistrado, o dolo eventual se dá quando, prevendo a ocorrência do resultado, o agente age de forma indiferente ou egoísta, assumindo o risco de produzi-lo. A votação foi unânime. (AC

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações179
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-confirma-juri-para-homem-embriagado-que-matou-ao-volante/2005614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)