Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

MP não consegue restaurar liminar que proibiu Concentre Scoring em SC

A 4ª Câmara de Direito Civil do TJ, em decisão do desembargador Luiz Fernando Boller, negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público para afastar a proibição da utilização do sistema denominado Concentre Scoring em Santa Catarina.

Decisão de 1º grau, em ação civil pública ajuizada na comarca da Capital, havia proibido a utilização do sistema por, com base em critérios subjetivos, atribuir determinada pontuação a todo aquele que integra, de alguma forma, o sistema creditício nacional.

O Ministério Público sustentou que a ordem de suspensão de toda e qualquer ação desta natureza, emanada do Superior Tribunal de Justiça, não alcança as medidas já concedidas, e pugnou subsidiariamente pela limitação dos efeitos da ordem ao território de Santa Catarina. O desembargador Boller negou o pleito.

Além de não prosperar a aludida limitação geográfica dos efeitos da medida - prevalecendo a amplitude da regra estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor a respeito -, a aplicação retroativa da decisão do Superior Tribunal de Justiça à Ação Civil Pública objeto possui o escopo de preservar a mens legis do art. 543-C do Código de Processo Civil, afastando a instauração de clima de instabilidade acerca da extensão dos efeitos da liminar a todos aqueles potencialmente lesados pela aplicação do sistema denominado Concentre Scoring, o que deve prevalecer até que a matéria seja examinada de forma definitiva pela Corte Superior. A decisão foi unânime (Mandado de Segurança n. 2014.020763-8).

  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-nao-consegue-restaurar-liminar-que-proibiu-concentre-scoring-em-sc/114908948

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)