Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decretada a revelia, não é obrigatório retirar a contestação apresentada

    A 1ª Câmara de Direito Comercial do TJ decidiu que, decretada a revelia, não é obrigatória a retirada de contestação apresentada fora do prazo. A decisão, unânime, acolheu agravo de instrumento em ação de prestação de contas ajuizado por um banco em processo que tramita na comarca de Criciúma. A instituição contestou a ação após o prazo legal e o juiz, além de reconhecer a revelia, determinou a retirada da peça apresentada e sua devolução ao procurador.

    No agravo, o banco defendeu que, mesmo revel, o Juízo não poderia desentranhar a contestação, pois o magistrado não pode abdicar da busca da verdade real. O relator, desembargador Rodrigo Antônio, acolheu o pedido e afirmou que o efeito da revelia é a presunção relativa de verdade dos fatos apontados na inicial, e não alcançam as questões de direito trazidas pelo revel, que podem ser levadas em consideração na formação do convencimento do juiz.

    Ele observou, ainda, que o revel poderá intervir no processo em qualquer fase, o que é previsto no Código Civil.Assim, por entender desnecessária e inadequada a medida tomada pelo Juízo a quo, uma vez que não há previsão legal para tal providência, a reforma da decisão (...) é medida que se impõe, (...) mantida nos autos a contestação apresentada extemporaneamente, finalizou Rodrigo Antônio. (AI nº n.

    _TTREP_2
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações223
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decretada-a-revelia-nao-e-obrigatorio-retirar-a-contestacao-apresentada/100123970

    Informações relacionadas

    Joaquim Estevam de Araujo Neto, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Revelia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)