Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Apelação Criminal: APR 0002535-43.2016.8.24.0018 Chapecó 0002535-43.2016.8.24.0018
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
Terceira Câmara Criminal
Julgamento
18 de Outubro de 2016
Relator
Moacyr de Moraes Lima Filho
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
RECURSO DE APELAÇÃO. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ATO INFRACIONAL EQUIPARADO AO CRIME DE ROUBO CIRCUNSTANCIADO (ART. 157, § 2º, II, DO CÓDIGO PENAL). PLEITO DE AFASTAMENTO DO CONCURSO DE AGENTES. IMPOSSIBILIDADE. CONDUTA COMETIDA COM O AUXÍLIO DE MAIOR DE IDADE. PALAVRAS DA VÍTIMA FIRMES E COERENTES, RESPALDADAS POR OUTROS ELEMENTOS. MAJORANTE CONFIGURADA. ABRANDAMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. INTERNAÇÃO ADEQUADA AO CASO. MANUTENÇÃO.
1 Demonstrado que o ato infracional foi cometido por mais de uma pessoa, ainda que um deles seja inimputável, configurado está o concurso de agentes.
2 A gravidade concreta da conduta, análoga ao crime de roubo circunstanciado, praticado mediante violência e grave ameaça, em concurso de pessoas, torna imperiosa a manutenção da medida fixada na sentença. CONCESSÃO DE EFEITO SUSPENSIVO. EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA MEDIDA IMPOSTA. NOVA ORIENTAÇÃO ADOTADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO HC N. 126.292/SP. Com o julgamento em Segundo Grau, a concessão de efeito suspensivo ao recurso torna-se incompatível com a possibilidade de execução provisória das medidas socioeducativas. RECURSO NÃO PROVIDO.