Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Incidente De Arguição de Inconstitucionalidade: 0001153-35.2017.8.24.0000 Garuva 0001153-35.2017.8.24.0000
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
Órgão Especial
Julgamento
3 de Outubro de 2018
Relator
Monteiro Rocha
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
DIREITO CONSTITUCIONAL - ARGUIÇÃO INCIDENTAL DE INCONSTITUCIONALIDADE EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA - LEI N. 554/89 DO MUNICÍPIO DE GARUVA, QUE "AUTORIZA O CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL A ESTABELECER INCENTIVOS ECONÔMICOS E FISCAIS PARA EMPRESAS QUE SE ESTABELEÇAM NO MUNICÍPIO DE GARUVA OU QUE NELE AMPLIEM SUAS INSTALAÇÕES E ATIVIDADES PRODUTORAS, CRIA A COMISSÃO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" - ART. 1º, § 1º, DA REFERIDA LEI (DISPOSITIVO IMPUGNADO) QUE PERMITE DOAÇÃO DE TERRENO PÚBLICO MEDIANTE DECRETO DO EXECUTIVO SEM AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA ESPECÍFICA - 1. CONVALIDAÇÃO DO VÍCIO - LEI POSTERIOR QUE RATIFICOU AS DOAÇÕES QUE FORAM REALIZADAS MEDIANTE DECRETO COM BASE NA LEI 554/89, AUTORIZANDO A ADMINISTRAÇÃO INGRESSAR COM AÇÃO JUDICIAL PARA REVERTER O PATRIMÔNIO DAQUELES BENEFICIADOS QUE NÃO CUMPRIRAM AS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS - LEI POSTERIOR MANIFESTAMENTE GENÉRICA - AUSÊNCIA DE SUPRIMENTO DE VÍCIO RELACIONADO À FALTA DE LEI ESPECÍFICA - CONVALIDAÇÃO INOCORRENTE - 2. INCONSTITUCIONALIDADE POR OFENSA AOS ARTS. 12, § 1º; 16, CAPUT; 32, CAPUT; E 39, IX, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E ARTS. 2º E 37, CAPUT, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - ALEGADA INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI GENÉRICA AUTORIZATIVA - INACOLHIMENTO - LEI AUTORIZATIVA QUE FIXA CONTEÚDO MÍNIMO RAZOÁVEL A SER OBSERVADO PELO DECRETO DO EXECUTIVO - "CHEQUE EM BRANCO LEGISLATIVO" INCONFIGURADO - INOCORRÊNCIA DE AFRONTA AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA LEGALIDADE E DA SEPARAÇÃO DOS PODERES - HOMENAGEM À MODERNA CONCEPÇÃO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, EM SUA ACEPÇÃO PRINCIPIOLÓGICA OU FORMAL AXIOLÓGICA, QUE CHANCELA A ATRIBUIÇÃO DE PODERES NORMATIVOS AO PODER EXECUTIVO - QUESTÕES ATINENTES À CRISE DE LEGALIDADE, BOA-FÉ E PREJUÍZO AO ERÁRIO QUE DEVEM SER DIRIMIDAS NO MÉRITO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA - IMPROCEDÊNCIA DA ARGUIÇÃO.
1. Inocorre convalidação de vício constitucional embasado em alegada falta de lei específica se a lei posterior é manifestamente genérica, perdurando o mesmo defeito.
2. É constitucional lei que, fixando conteúdo mínimo razoável a ser observado, autoriza doação de imóvel público por decreto do executivo, inocorrendo afronta aos princípios constitucionais da legalidade e da separação dos poderes.