Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Apelação Cível: AC 0008002-56.2010.8.24.0036 Jaraguá do Sul 0008002-56.2010.8.24.0036
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
Primeira Câmara de Direito Comercial
Julgamento
3 de Maio de 2018
Relator
Luiz Zanelato
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CAUTELAR DE SUSTAÇÃO DE PROTESTO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA, AO ABRIGO DO CPC/15. RECURSO DE UM DOS BANCOS REQUERIDOS. DIREITO CIVIL E CAMBIÁRIO. DUPLICATAS RECEBIDAS POR ENDOSSO-MANDATO. PROTESTO. RESPONSABILIDADE DO ENDOSSATÁRIO. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA. TEORIA DA ASSERÇÃO. PERTINÊNCIA SUBJETIVA ENTRE O CONTEXTO FÁTICO E JURÍDICO DA INICIAL E AS PARTES QUE FIGURAM NO POLO PASSIVO DA DEMANDA. MÉRITO. NEGLIGÊNCIA DOS ENDOSSATÁRIOS POR NÃO TEREM EXIGIDO DA EMITENTE-ENDOSSANTE AS NOTAS FISCAIS DE VENDA E RESPECTIVOS COMPROVANTES DE ENTREGA DA MERCADORIA. INOBSERVÂNCIA DE ORIENTAÇÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA FIXADA EM RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA N. 1063474/RS (ART. 543-C DO CPC). VERBAS DE SUCUMBÊNCIA. ALEGAÇÃO DE EXCESSO NA FIXAÇÃO. INSUBSISTÊNCIA. CONDENAÇÃO SOLIDÁRIA DAS REQUERIDAS. PERCENTUAL QUE ATENDE AOS REQUISITOS DO ART. 85, § 2º, DO CPC. HONORÁRIOS RECURSAIS. NOVO REVÉS DO RECORRENTE NESTA INSTÂNCIA. MAJORAÇÃO DA VERBA EM FAVOR DO CAUSÍDICO DA APELADA QUE SE IMPÕE. EXEGESE DO ART. 85, § 11º, DO NOVO CPC RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.
Da interpretação dos precedentes jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça e desta Corte, infere-se ser possível a responsabilidade civil da instituição financeira endossatária no caso de protesto indevido de títulos de crédito endossados, nas seguintes hipóteses: (a) não existir prova da realização de endosso-mandato, quando se deve presumir recebido por endosso próprio ou translativo, já que o endosso-mandato é excepcional e exige menção expressa (art. 18 do Dec. n. 57.663/66)