4 de Julho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Apelação Cível: AC 20090571300 Joinville 2009.057130-0
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Detalhes da Jurisprudência
Processo
AC 20090571300 Joinville 2009.057130-0
Órgão Julgador
Sexta Câmara de Direito Civil
Julgamento
8 de Março de 2012
Relator
Ronei Danielli
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO REPARATÓRIA DE DANOS ADVINDOS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA DA AÇÃO PRINCIPAL E DA LIDE SECUNDÁRIA. RECURSOS DO AUTOR, DOS RÉUS E DA SEGURADORA.
1- CONDUTA DO MOTORISTA RÉU CONFIGURADA COMO CULPOSA. NEXO CAUSAL ENTRE A CONDUTA DO OFENSOR E O PREJUÍZO CAUSADO AO LESADO EVIDENCIADO. OBRIGAÇÃO DE RESSARCIR INQUESTIONÁVEL.
2- VÍTIMA QUE APRESENTA DANO ESTÉTICO PERMANENTE, ALÉM DE SEQUELAS PSICOLÓGICAS. DANO MORAL QUE NÃO SE CONFUNDE COM O ESTÉTICO. DISTINTAS ESFERAS DE TUTELA DA PESSOA HUMANA. VALOR DA INDENIZAÇÃO ARBITRADA INCOMPATÍVEL COM AS PECULIARIEDADES DO CASO. READEQUAÇÃO SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE.
3- LUCROS CESSANTES DEVIDOS. FIXAÇÃO, CONTUDO, DE ACORDO COM OS DOCUMENTOS CARREADOS AOS AUTOS DO PERÍODO ANTERIOR AO ACIDENTE. REDUÇÃO QUE SE IMPÕE. IMPOSSIBILIDADE DE CUMULAÇÃO DOS LUCROS CESSANTES E DA PENSÃO MENSAL POSTULADA. INDENIZAÇÃO QUE DEVE REPARAR OS DANOS, RESTABELECENDO A SITUAÇÃO ANTERIOR, SEM, CONTUDO, PROPORCIONAR ENRIQUECIMENTO INDEVIDO.
4- DENUNCIAÇÃO DA LIDE. SEGURADORA CONDENADA AO PAGAMENTO ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO NA APÓLICE. DANOS MORAIS E ESTÉTICOS COMPREENDIDOS NO CONCEITO DE DANOS CORPORAIS PARA FINS DE PREVISÃO CONTRATUAL.