Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ determina que prefeitura da Capital não prorrogue permissão irregular de taxistas

    A Câmara Civil Especial do Tribunal de Justiça, em decisão monocrática do desembargador substituto Eduardo Mattos Gallo Júnior, deferiu antecipação de tutela recursal em favor do Ministério Público, para determinar que a Prefeitura Municipal de Florianópolis se abstenha de prorrogar as permissões de trabalho de taxistas não submetidos ao devido procedimento licitatório.

    O comando judicial determina ainda que a administração municipal convoque os candidatos habilitados no edital de licitação vigente para preencher as vagas abertas, em decorrência da não renovação das permissões irregulares. Desobedecer essa decisão, explicita o julgador, implicará multa diária de R$ 100 mil, a ser suportada pessoalmente pelo administrador público.

    O pano de fundo da questão é a Lei Complementar n. 85/2001, que disciplinou a necessidade de concorrência para definir a quem compete explorar os serviços de táxi em Florianópolis, com a ressalva de que os então motoristas da praça poderiam permanecer em seus postos por 15 anos.

    Em parágrafo único, entretanto ¿ e aí reside a grande celeuma, que aguarda apreciação de recurso extraordinário em agravo no Supremo Tribunal Federal (STF) para transitar em julgado ¿, admitia a possibilidade de renovação desse prazo em novos 15 anos. O primeiro prazo se encerra neste ano.

    "A medida é necessária para impedir que o agravado (PMF) renove licenças irregulares pelo extenso prazo de 15 anos, em detrimento dos cidadãos que se submeteram ao procedimento licitatório", anotou Gallo Júnior. O agravo ainda será apreciado no mérito por órgão colegiado do TJ (AI n. 8000296812016).

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-determina-que-prefeitura-da-capital-nao-prorrogue-permissao-irregular-de-taxistas/389887146

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)