Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Substituição de tênis apontado como defeituoso não equivale a confissão de culpa

    A 1ª Câmara Civil do TJ atendeu apelação de uma empresa multinacional, fabricante de tênis, condenada ao pagamento de R$ 21 mil por danos morais e materiais a uma consumidora que registrou patologias após usar por determinado tempo um par de calçados com supostos vícios de produção.

    A decisão colegiada concluiu que a perícia apresentada pela consumidora foi inconclusiva quanto à origem da doença, o que faz emergir dúvida sobre o nexo de causalidade entre o vício e o dano, considerado frágil e inconsistente pelos desembargadores. "O ônus da prova, no regime de responsabilidade objetiva, assim como sua inversão, não se impõe em caráter absoluto sobre quaisquer das partes", ponderou o desembargador Domingos Paludo, relator da matéria.

    O princípio da inversão do ônus da prova, acrescentou, pode ser relativizado quando ao consumidor incumbir a produção de provas ou demonstração mínima de indícios de suas alegações. O magistrado também rebateu o argumento de que a substituição do produto, quando efetuada após solicitação do cliente, pode estabelecer o nexo causal entre o alegado defeito e os danos materiais e morais.

    "A prevalecer tal entendimento, qualquer substituição, aparentemente em ato de boa-fé, equivaleria à confissão, irrestrita, de danos que a fabricante nem sequer conhece", comparou. O laudo anexado aos autos afirma que parte das patologias alegadas não foi encontrada e que suas causas são inconclusivas.

    "Ou seja, várias são as causas que podem ter desencadeado a lesão – um salto, uma escada mais alta, etc. Por fim, mesmo que as testemunhas confirmassem as lesões, nenhuma delas foi capaz de apontar suas origens", finalizou o relator. A decisão foi unânime (Apelação n. 0013903-19.2011.8.24.0020).

    Fotos: Divulgação/Unsplash
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/substituicao-de-tenis-apontado-como-defeituoso-nao-equivale-a-confissao-de-culpa/354996848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)