Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Casan condenada por péssima qualidade de água no município de Rio do Oeste

    A 4ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença da comarca de Rio do Oeste, que condenou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan a fornecer água dentro dos padrões de qualidade à população do município, sob pena de multa no valor de R$ 30 mil.

    A água encontra-se fora dos padrões mínimos de potabilidade, de acordo com o relatório técnico da Vigilância Sanitária Municipal e os laudos de análises físico-químicas e bacteriológicas elaborados pela própria concessionária e pelo Laboratório Central de Saúde Pública - Lacen. Sua péssima qualidade tem origem na excessiva concentração de ferro, ausência de flúor, inexistência ou excesso de cloro residual nas redes de abastecimento, presença de coliformes fecais e demais substâncias que, além de causarem danos à saúde, influenciam na cor da água.

    Por sua vez, a Casan alegou que a água não apresenta substâncias nocivas à saúde, e que o possível fator de disparidade dos relatórios é o local da coleta de material. Não é concebível que os residentes do respectivo município tenham sua saúde prejudicada, em virtude da falta de zelo com que a recorrente vem executando suas funções e do próprio atraso na busca de soluções para o litígio, tendo em vista que os primeiros relatórios, que reportavam a irregularidade, são datados de fevereiro do ano de 2004 (...), anotou o relator da matéria, desembargador José Volpato de Souza.

    O magistrado concluiu que a sentença nada mais fará do que compelir a Casan ao cumprimento daquilo que já deveria ter sido feito. A votação foi unânime. (Ap. Cív. n.

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casan-condenada-por-pessima-qualidade-de-agua-no-municipio-de-rio-do-oeste/2502404

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)