Carregando...
JusBrasil - Notícias
22 de outubro de 2014

Comarca de São José instala sua 2ª Vara da Família

Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Filho, comandou na manhã desta segunda-feira (24/11), a solenidade de instalação da 2ª Vara da Família da Comarca de São José. A nova unidade, incumbida do andamento de 2810 processos, estará sob o comando da juíza Maria da Conceição dos Santos Mendes e tem uma estrutura de apoio formada por cinco técnicos judiciários e um oficial de justiça. Em seu discurso, o presidente do TJ manifestou sua preocupação pela situação dramática que se instalou no Estado, com as fortes chuvas que caem há vários dias. Disse das providências que tomou quanto à suspensão dos prazos processuais e do expediente em algumas comarcas em decorrência do fato. Por último, enalteceu o Município de São José que ganha mais uma vara da família. “Tudo o que for feito será pouco para esta comarca tão próspera e pujante”, disse Oliveira Filho. Para a juíza titular da nova unidade, Maria da Conceição dos Santos Mendes, o desmembramento da 1ª Vara da Família trará maior agilidade ao enorme número de processos ajuizados na comarca. “A 2ª Vara representa um março no Judiciário que busca facilitar o acesso da população à Justiça”, ressalta a magistrada. E complementa, “São José faz jus ao merecido destaque”. Prestigiaram a cerimônia de instalação, o juiz e diretor do Foro Roberto Márius Fávero, magistrados que atuam naquela unidade jurisdicional, autoridades municipais e estaduais, promotores e advogados, bem como servidores da comarca. A Comarca de São José, instalada em maio de 1949, de entrância final, abrange também o município de São Pedro de Alcântara e possui aproximadamente 72 mil feitos em andamento. Com a 2ª Vara da Família, a Justiça catarinense amplia para sete o número de unidades jurisdicionais recentemente instaladas. Já foram beneficiadas as Comarcas de Araranguá, Caçador, Canoinhas, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste e Palhoça. O cronograma de instalações ainda inclui, até o final da atual gestão, novas varas para as Comarcas de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Itajaí, Videira e da Capital.

Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Tribunal de Justiça de Santa Catarina

A instalação do Tribunal de Justiça em Santa Catarina deu-se em 1º de outubro de 1891, na Casa da Câmara, e foi um acontecimento político-administrativo marcante para a História deste Estado. O Superior Tribunal de Justiça era composto inicialmente por cinco membros, denominados desembargadores, e...


0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://tj-sc.jusbrasil.com.br/noticias/241086/comarca-de-sao-jose-instala-sua-2-vara-da-familia