Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Capital terá o Juizado Especial da Fazenda Pública na segunda-feira, dia 09

    O Tribunal de Justiça instalará na próxima segunda-feira, dia 9, às 17 horas, o Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca da Capital. A solenidade estará sob o comando do presidente do TJ, desembargador José Trindade dos Santos, acompanhado dos juízes Hélio David Vieira Figueira dos Santos, diretor daquela unidade jurisdicional, Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, diretor do Fórum Central e Vilson Fontana, instalador e titular da nova unidade.

    O evento será realizado no Salão do Júri Juiz Anísio Dutra, do Fórum Distrital do Norte da Ilha, localizado nas dependências da Universadade Federal de Santa Catarina.

    O Juizado atuará preferencialmente com o processo eletrônico e será instituída em regime de cooperação. Funcionará anexo à Unidade da Fazenda Pública da Comarca da Capital - porém sediado fisicamente no Foro Distrital do Norte da Ilha. Sua competência será aquela prevista na Lei n. 12.153/2009, com abrangência sobre todas as causas da Fazenda Pública com valor de até 60 salários-mínimos. Não haverá redistribuição das matérias atualmente em tramitação, de forma que o Juizado Especial iniciará suas atividades sem processos pendentes.

    A estimativa é que o Juizado receba até 500 ações por mês. Segundo o desembargador Março Aurélio Gastaldi Buzzi, coordenador estadual de Juizados Especiais de Santa Catarina, a unidade será uma espécie de experiência piloto que norteará, futuramente, novos juizados em todo o Estado.

    Dentro de seis meses realizaremos uma avaliação dos trabalhos para, eventualmente, redefinir caminhos, afirmou o magistrado, confiante no sucesso da empreitada. Creio que o Judiciário catarinense abraçou esta causa e vai dar toda a sustentação necessária para o êxito do projeto, acrescentou.Nas demais comarcas catarinenses, mesmo sem a criação de outros juizados neste momento, será observado o rito especial, quando aplicável aos casos.

    O Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca da Capital mais conhecido por JEF (Juizado Especial Fazendário) contará, em sua estrutura, com analistas jurídicos, técnicos judiciários, estagiários, digitadores, juízes leigos e conciliadores.

    • Publicações23906
    • Seguidores1228
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capital-tera-o-juizado-especial-da-fazenda-publica-na-segunda-feira-dia-09/2314660

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)