Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Capital pode servir de projeto piloto para programa de audiências de custódia em SC

    A comarca da Capital poderá, em breve, servir de projeto piloto e dar início ao programa de audiências de custódia em Santa Catarina. Em linhas gerais, a audiência de custódia tem por objetivo garantir o contato da pessoa presa com um juiz em 24 horas após a prisão em flagrante. Dessa forma, caberá ao magistrado avaliar a real necessidade de continuidade do encarceramento e, em caso negativo, determinar naquele momento a aplicação de medida alternativa à prisão.

    O projeto integra o plano de ação do ministro Ricardo Lewandowski no comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e já está em prática em três capitais brasileiras: São Paulo-SP, Vitória-ES e São Luís-MA. Nesta sexta-feira (3/7), na sede do Tribunal de Justiça, o juiz auxiliar da presidência do CNJ Luiz Geraldo Sant'Ana Lanfredi participou de três reuniões ao longo do dia com integrantes da magistratura e dos órgãos do Executivo ligados às áreas de segurança pública, justiça e cidadania e instituições prisionais para deliberar sobre o tema.

    Lanfredi trouxe estatísticas relevantes para melhor compreensão da matéria: o déficit de vagas no sistema prisional brasileiro equivale ao número de presos provisórios; 41% dos presos provisórios acabam absolvidos ao final do processo; e a manutenção de 607 mil presos no país custa aos cofres públicos R$ 1,8 bilhão por mês. "A pergunta que deve ser feita é: este sistema atende nossas necessidades?", indaga o juiz Sant'Ana, ao mesmo tempo que já aponta a urgência em se repensar o modelo de Justiça criminal vigente. O magistrado é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas – DMF do CNJ.

    O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, anfitrião dos encontros, demonstrou apoio ao projeto a partir do engajamento de todos os poderes e instituições envolvidos. "Não existe um modelo pronto ou uma estratégia já definida. Nós todos vamos construir esta solução", registrou. A eficiência do programa, aliás, está diretamente ligada à adesão de todos os órgãos envolvidos na questão. Os secretários César Grubba e Leandro Lima, titular da SSP e adjunto da pasta de Justiça e Cidadania, por exemplo, sinalizaram positivamente com a adoção do programa no Estado.

    Fotos: Guilherme Wolff e Heloísa Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capital-pode-servir-de-projeto-piloto-para-programa-de-audiencias-de-custodia-em-sc/204914152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)