Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cardíaco que precisou de empréstimo bancário para fazer cirurgia será indenizado


A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça condenou uma cooperativa de serviços médicos da Capital ao pagamento de indenização por danos morais e materiais, no valor de R$15 mil, em benefício de paciente cardíaco que não pôde contar com o amparo do plano de saúde em momento de necessidade.

De acordo com o processo, a ré autorizou as intervenções cirurgias que o consumidor precisava fazer, mas negou o material necessário para a realização dos procedimentos, assim como as sessões de fisioterapia posteriores. Em virtude da urgência e pela impossibilidade de arcar com os custos envolvidos, o paciente recorreu a empréstimo bancário.

Em apelação, a cooperativa alegou que a mera negativa da autorização de fornecimento de materiais seria incapaz de ensejar dano moral passível de indenização. Sustentou que a recusa se deu baseada em cláusula contratual, o que não justifica sua condenação.

Para o desembargador Joel Dias Figueira Júnior, relator da matéria, não se trata de mera recusa na autorização de materiais, mas sim, de negativa de cobertura para pessoa com mais de 60 anos que necessitava de cirurgia cardíaca urgente e, sem outra alternativa, teve de socorrer-se ao empréstimo para custear as despesas.

"O objetivo fundamental da adesão ao plano de saúde é ser indenizado pelos custos com o tratamento adequado à cura de moléstia cuja cobertura esteja contratualmente prevista. Desse modo, aquele que o faz, assim procede justamente para garantir que não ficará desamparado num momento que, como se sabe, já se encontra fragilizado", completou. A decisão foi unanime (Apelação Cível n. 2013.081203).

Fotos: Divulgação/MorgueFile
  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cardiaco-que-precisou-de-emprestimo-bancario-para-fazer-cirurgia-sera-indenizado/142521192

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que realmente enoja e o fato de pagarmos, direta e indiretamente, impostos como o Canada, Suécia, Finlândia e outros países subdesenvolvidos e termos que recorrer na justiça contra um "plano de saúde" que quer eximir-se de suas responsabilidades. Nem uma lei clara e uma codificação padrão esses políticos são capazes de fazer. Bando de inúteis querendo conquistar o meu, o nosso voto. Não dou, anulo e só não o uso para higiene pessoal porque é eletrônico e corro o risco de tomar um choque. continuar lendo

Justa condenação, só achei pouco o valor. continuar lendo

Parabéns pela condenação, mas infelizmente os planos de saúde não se intimidam e mesmo com esses exemplos continuam negando cirurgias e tratamentos. continuar lendo