Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Doação de área de 18.000m² quadrados resulta em condenação de ex-prefeito

A 3ª Câmara de Direito Público do TJ condenou um ex-prefeito, uma empresa privada e todos os seus sócios, bem como vereadores e terceiros, envolvidos na alienação de um terreno público municipal de 18.000m² de forma gratuita, em ato de improbidade administrativa registrado em município da região Sul do Estado.

Os desembargadores atenderam recurso do Ministério Público do Estado de Santa Catarina e condenaram o ex-mandatário a pagar multa de cinco vezes o valor do que percebia na época do delito, bem como à suspensão dos direitos políticos por igual período. A decisão se fundamentou no fato de que, apesar da possibilidade de doar área pública sem licitação, nos casos de aumento dos empregos na cidade e incremento da economia local, o ex-prefeito sabia que a empresa donatária tinha dívidas de tributos federais.

O relator do processo, desembargador substituto Carlos Adilson Silva, lembrou que a empresa beneficiada recebeu muitas isenções fiscais. Ainda assim, a situação péssima da empresa era gritante, a ponto de, logo após a outorga da escritura pública, o imóvel ter sido penhorado e quase colocado em leilão para fazer frente aos seus inúmeros débitos. A situação só foi revertida por força de medida cautelar de indisponibilidade do imóvel, promovida pelo MP estadual. A decisão foi unânime. Ainda há possibilidade de recurso junto aos tribunais superiores (Apelação Cível n. 2011.070236-6).

  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações500
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doacao-de-area-de-18-000m2-quadrados-resulta-em-condenacao-de-ex-prefeito/115241903

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)