Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Coação justifica alteração de versões entre fase policial e fase judicial

A 2ª Câmara Criminal do TJ manteve condenação de nove anos e dois meses de reclusão, em regime fechado, para um jovem envolvido em tentativa de homicídio triplamente qualificado. O crime ocorreu por causa de uma dívida relacionada ao tráfico de drogas, em um terminal urbano da cidade de Blumenau. A vítima conversava com amigos em uma das plataformas quando uma motocicleta se aproximou e o réu, que estava de caroneiro, efetuou os disparos. Somente um dos tiros acertou a vítima, mas o rápido socorro prestado evitou sua morte.

Condenado pelo Júri Popular, o réu pleiteou a nulidade do julgamento por supressão da desclassificação do delito de homicídio para o de lesão corporal leve, além de considerar a decisão contrária à prova dos autos. Como principal argumento, o fato das testemunhas não terem confirmado em juízo os depoimentos anteriormente prestados na fase policial. Para o desembargador substituto Volnei Celso Tomazini, relator do processo, existem nos autos elementos probatórios suficientes para a versão acolhida pelos jurados.

O relator também ressaltou o estranhamento que lhe causou a mudança dos depoimentos em juízo, o que, na sua opinião, caracteriza claramente a coação exercida pelo acusado. "Há que se reconhecer que a prova indiciária não foi plenamente confirmada em juízo. Entretanto, a alteração substancial das declarações prestadas pelas testemunhas, em comunhão com a notícia de que o acusado coagiu os testigos por meio de ameaças, é demonstração suficiente da participação do acusado no crime, além de ser um dos aspectos formadores da convicção dos jurados". A decisão foi unânime (Apelação Criminal n. 2013.076410-4).

  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coacao-justifica-alteracao-de-versoes-entre-fase-policial-e-fase-judicial/112810630

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)