Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJ confirma a homem seguro de R$ 43 mil após cinco anos de tratamento

A 1ª Câmara de Direito Civil, por votação unânime, negou recurso de uma seguradora contra sentença que a condenou a pagar indenização por invalidez, a um homem que se aposentou em virtude de doença adquirida no trabalho. Em 2010, o montante alcançava mais de R$ 43 mil, e deverá ser corrigido.

O segurado trabalhava na função de operador de prensa, numa das maiores fábricas de cerâmica do Brasil. Foi afastado por dores na coluna, com direito a auxílio-acidente do INSS. Em 2010, após cinco anos de toda sorte de tentativas de melhora, veio a aposentadoria por invalidez permanente. A seguradora negou a quantia da apólice mas, na comarca, o juiz reconheceu o direito do operário.

A empresa, em apelação, alegou cerceamento de defesa por não ter sido deferida perícia para avaliar o estado de saúde do apelado, e argumentou que o homem ainda poderia trabalhar em outras atividades, já que a invalidez seria parcial.

A câmara negou o apelo da seguradora, pois o entendimento da Justiça é que esta matéria não demanda perícia, apenas documentos, já suficientes para comprovar a verdadeira situação do segurado. Os magistrados disseram que a aposentadoria só é concedida após exaustiva perícia médica que comprove a incapacidade laborativa. Assim, o órgão concluiu que não tem cabimento a alegação de que não há provas da incapacidade total do homem.

A desembargadora substituta, relatora do recurso, Denise de Souza Luiz Francoski, lembrou que o Código do Consumidor é aplicável ao caso e nele está previsto que à seguradora - parte mais forte na relação econômica - cabe o ônus da prova.

A decisão revela, por fim, que a doença incapacitou o autor para sua atividade. "É o que basta para lhe reconhecer o direito à indenização prevista na apólice", acrescentou a relatora, derrubando a argumentação de que não existe nenhuma prova que confirme a invalidez do demandante. (Apelação Cível nbº 2013.008491-0)

  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-confirma-a-homem-seguro-de-r-43-mil-apos-cinco-anos-de-tratamento/100658999

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quarta linha, do 1º parágrafo, melhor ficaria "montante que deverá ser corrigido" ou então "e deverão ser corrigidos" continuar lendo

Olá Fernando , seja bem-vindo ao novo JusBrasil.

Muito obrigado por nos indicar esta falha na notícia.

Essas informações são extraídas de fontes de notícias independentes.
Fazemos o possível para monitorar as nossas extrações da melhor forma possível, mas o elemento humano ainda é imprescindível.

Sempre que notar uma falha, sentir falta de algo ou tiver alguma ideia de como melhorar o JusBrasil, estamos à total disposição continuar lendo

A conclusão do órgão de justiça explicitando não ter cabimento a alegação da seguradora de que não há provas da incapacidade total do homem. E também, sobre o que disseram conclusivamente os magistrados sobre a maratona e o tempo que um segurado se submete para ser aposentado mediante exaustivas pericias médicas. continuar lendo