Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Desinteresse de advogado não pode prejudicar parte com extinção do processo

O desinteresse formal de advogado em impulsionar processo, ainda mais por se tratar de ação em que se busca alimentos para criança, não pode resultar em prejuízo irreversível para a parte. Com este entendimento, a 1ª Câmara de Direito Civil do TJ acolheu recurso do Ministério Público e reformou sentença que havia extinguido processo sem analisar o mérito da causa justamente por este motivo.

O magistrado de 1º Grau concluiu que o moderno processo civil não pode se coadunar com a desídia das partes, quando estas não movimentam a ação. Em razão disso, o juiz revogou a ordem de prisão contra o pai devedor e determinou o arquivamento dos autos. O juízo de origem equivocou-se ao adotar medida tão severa sem que a representante do autor [mãe] fosse intimada pessoalmente, o que se faz necessário", anotou a desembargadora substituta Denise Volpato, relatora da matéria.

Os desembargadores lembraram que existe interesse processual quando a parte tem necessidade de ir a juízo para alcançar a tutela pretendida e, ainda, quando essa tutela jurisdicional pode trazer-lhe alguma utilidade do ponto de vista prático.

É o caso deste processo, pois a execução de alimentos é o meio adequado para postular as prestações alimentícias em atraso, de modo que só o fato de o devedor dos alimentos desaparecer, sem deixar endereço, já demonstra que não pretende pagar voluntariamente a obrigação, permanecendo o interesse do autor de provocar o pagamento por ordem do juiz, interpretou Volpato.

Ela explicou que a mãe do menor, se fosse avisada, poderia ter meios de encontrar o atual paradeiro do devedor, inclusive através da Receita Federal, como observou o Ministério Público no apelo, e ainda poderia mudar de advogada a fim de que seu filho menor não fosse prejudicado pelo desinteresse da profissional.

  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desinteresse-de-advogado-nao-pode-prejudicar-parte-com-extincao-do-processo/100471153

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Contestação com Reconvenção NCPC

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

(Modelo) Renunciar ao Mandato Área Criminal

Adriano Gouveia Lima, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Impugnação à contestação em ação de indenização por danos morais e materiais

Consultor Jurídico
Notíciashá 9 anos

Falta de pagamento de honorário é motivo para renúncia ao mandato judicial

Hamid Bdine Neto, Advogado
Artigoshá 8 anos

A Sociedade e o Direito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)