Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituto da Cannabis pode ser registrado, mas com mudança de sigla

    A 3ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou sentença da comarca da Capital e autorizou o registro do estatuto do Instituto da Cannabis, no 1º Ofício do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Capital. A decisão, unânime, foi prolatada após recurso do Ministério Público, que alegou apologia de crime. Para o registro, porém, foi imposta a condição de mudança da sigla escolhida, que é a mesma do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para evitar constrangimentos a este.

    O relator, desembargador Fernando Carioni, considerou na decisão o posicionamento do Supremo Tribunal Federal de que a discussão acerca da descriminalização do uso de drogas, inclusive de maconha, não se confunde com ato de incitação à prática de delito ou apologia de crime.

    Por fim, urge salientar que, com o presente julgamento, não se almeja discutir ou defender a legalização do uso de nenhuma substância entorpecente, tampouco questionar os incontestáveis malefícios que o uso da maconha causa aos indivíduos, tão bem descritos pelo ilustre representante do Parquet. Mas, tão somente, examinar a licitude do objeto da associação, que pretende oficializar seu registro à luz do entendimento proclamado pelo Supremo Tribunal Federal, finalizou Carioni (Apelação Cível n. 2013.000089-7).

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituto-da-cannabis-pode-ser-registrado-mas-com-mudanca-de-sigla/100382859

    Informações relacionadas

    Rafael de Barros Marinho, Documentalista
    Artigoshá 4 anos

    Benefícios da Cidadania Italiana

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)